g2h

Level

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Jazz Ricardo

Jazz Ricardo Baldacci Trio com repertório repleto de musicas conhecidas, você vai conhecer um pouco mais desse talento que já marcou sua trajetória.


O Ricardo Baldacci Trio é um “combo” de jazz que tem animado as noites paulistanas e diversos eventos e “happenings”, respeitando a tradição do estilo swing-jazz das décadas de 1940 e 1950.

Fortemente influenciado pelos “entertainers” norte-americanos como Nat King Cole, Sammy Davis Jr, Frank Sinatra e por guitarristas como John Pizzarelli e Barney Kessel, o grupo tem em seu repertório os clássicos das canções populares norte-americanas, os chamados “Standards”.

O cantor e guitarrista, Ricardo Baldacci, depois de uma década atuando como executivo de marketing decidiu se dedicar exclusivamente à música. Procurou então, o contrabaixista, Ricardo Ramos, educador e estudioso de jazz. A amizade resultante a partir dos contatos para o estudo, fez com que idealizassem um show com o repertório do trio do Nat King Cole. Ricardo Ramos é um dos poucos instrumentistas a utilizar o baixo 4/4, conhecido como “double bass”, e tem uma ideologia de ensino de música que segue a linha evolutiva cronológica do jazz americano.

Posteriormente, após um período com o maestro Roberto Bomílcar ao piano, Baldacci e Ramos convidaram Hércules Gomes, premiado pianista, com participações em importantes festivais nacionais e internacionais de jazz, para assumir a posição. Estava consolidada a formação do Ricardo Baldacci Trio no primeiro semestre de 2011. O grupo então começou um dedicado trabalho de arranjos e montagem de repertório swing.

Baldacci, Ramos e Gomes são fiéis ao estilo que representam, e fazem um show cheio de classe, sem exageros, um som gostoso de ouvir.

Em 2011 o grupo se apresentou em redes de televisão como Record (Programa Tudo é Possível) e Cultura (Piloto-Cultura Jazz) e espaços para eventos como Vila dos Ipês, Bar des Arts, Vila do Bosque, Espaço Lodutti, Hyatt, Renaissence, Tivoli Mofarrej e Tom Jazz. Várias marcas escolheram o trabalho do Ricardo Baldacci Trio para seus eventos entre elas: HSBC, L’Oreal, Allergan, Columbia Logística, Singapore Airlines e John Deer.
Em maio de 2011 o trio lançou o CD independente Songs to Swing and Love muito bem recebido pela crítica, descrito pelo contrabaixista americano de jazz Martin Pizzarelli como “grandes interpretações dos clássicos com swing e alegria”, “Um disco delicioso” pelo crítico e cantor Zé Luis Mazzioti e “Tremendo alto astral” por Paulo Mai do Programa Jazz Masters da Rádio Eldorado.

Hoje, o grupo está na fase final para o lançamento de um DVD ao vivo que captura a atmosfera de seus shows. O projeto foi produzido em parceria com Jim Czak, do Nola Studios de Nova Iorque, um dos maiores produtores da história do jazz.
O trio realiza “performances” regularmente, recriando a atmosfera dos pequenos grupos de swing jazz da década de 1940, que não utilizavam bateria. O Terraço Itália tem sido o palco de apresentações freqüentes às quartas-feiras; além de casas de espetáculos como o All of Jazz e Madeleine.
Ricardo Baldacci Trio é: Ricardo Baldacci –Voz e Guitarra, Ricardo Ramos – Baixo-acústico, Hércules Gomes - Piano
ricardobaldacci.com/eventos


Agora assista ao vídeo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares